Aquecimento Google I/O 2011

Renê Fraga: Google Discovery

Antes de iniciar esta série especial sobre o evento Google I/O aqui no Blog da LG, gostaria de me apresentar: meu nome é Renê Fraga e sou editor-chefe do Google Discovery, um blog brasileiro que conta, atualmente, com diversos colaboradores e que irá completar, ainda em 2011, um ciclo de existência de 5 anos.

Conheci a empresa de Mountain View por volta do ano 2000, época em que no Brasil ainda vivenciava a fase do “Cadê” como ferramenta de buscas. Ao notar que aquele sistema do Google não necessitava de cadastro e que sua busca era mais profunda que o normal, a minha vontade por acompanhar aquela desconhecida startup aumentava a cada dia.

Embora o crescimento do Google entre os brasileiros não tenha sido um “boom” da noite para o dia, a empresa já procurava, aos poucos, captar voluntários que tivessem vontade de trazê-la para o idioma local, uma preocupação que, ainda hoje, não se vê em todas as empresas de internet.

Com o passar dos anos, a cultura do Google cresceu e, hoje, está praticamente consolidada em diversas áreas. A empresa, porém, nunca deixou de acreditar no fator humano e na integração como ferramenta para seu sucesso. O evento Google I/O é a prova deste fator de aproximação.

Nos próximos dias, o mundo da tecnologia estará de olho na cidade americana de São Francisco, no estado da Califórnia. Lá, entre os dias 10 e 11 de maio, será realizada a Google I/O 2011, conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores de aplicativos web, corporativos e móveis.

Ao reunir milhares de especialistas em desenvolvimento em um só local, a Google I/O tem o objetivo de realizar o aprofundamento no conteúdo técnico, fazendo com que eles foquem na próxima geração da web, principalmente nas aplicações móveis e corporativas que façam uso das tecnologias abertas do Google.


O evento conta, também, com o I/O Extended. Destinado aos participantes dos GTUGs, grupos formados por entusiastas do desenvolvimento que se reúnem para organizar palestras, maratonas de códigos e encontros, o I/O Extended promove a transmissão ao vivo da Google I/O para os GTUGs espalhados por dezenas de cidades em 73 países. Além de assistirem ao evento, os participantes podem aproveitar a oportunidade para trocar experiências com os demais desenvolvedores.


Mas a Google I/O não é apenas uma grande reunião de aficionados por desenvolvimento. O Google aproveita a conferência anual para anunciar ao mundo muitas novidades em tecnologias, produtos e serviços que serão lançados pela empresa. Dentre elas, algumas se tornaram produtos fortes no mercado, enquanto outras acabam não saindo do papel.

Em sua primeira edição, a Google I/O 2008 apresentou ao mundo o Google App Engine, Google Friend Connect, Google Gears e Android. Os destaques ficaram por conta do Google App Engine, que funciona como um serviço de hospedagem de aplicações web para desenvolvedores, e do Android, sistema operacional móvel do Google que veio para disputar espaço com o iOS, da Apple, e que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Na edição de 2009, todos os holofotes da Google I/O ficaram voltados para o Google Wave. Lançado por Vic Gundotra, vice-presidente de Engenharia do Google, como sendo “o e-mail do futuro”, o Wave veio para revolucionar as aplicações web. Diferente do que existia até então, o serviço era uma central de colaboração. Os usuários podiam trocar ideias em tempo real, contando com um magnífico corretor ortográfico que fazia sugestões contextuais, além da novidade de se poder arrastar um arquivo do desktop para dentro do browser e, assim, anexá-lo ao documento em edição. Apesar de revolucionário, o produto não caiu no gosto popular, e foi descontinuado pela empresa em agosto de 2010.

Talvez a mais agitada de todas as edições da Google I/O, a de 2010 esteve repleta de novidades. Entre elas, tivemos o lançamento da Google TV, da loja de aplicativos Chrome Web Store e do Google Music. A Chrome Web Store é um mercado on-line no qual o usuário pode descobrir milhares de aplicativos, extensões e temas para o Google Chrome, tornando o programa muito mais que um simples navegador. A Google TV… bem, apesar de toda a pompa com a qual foi anunciada, o produto, que não agradou muito aos críticos, ainda não decolou, mas a empresa ainda está trabalhando em seu desenvolvimento. Já o Google Music, que promete ser um grande serviço de músicas baseado em nuvem, onde os usuários poderiam ter acesso às suas músicas preferidas a partir de um computador ou smartphone, ainda não saiu do papel. Mas, recentemente, muitos rumores apontam para o lançamento do serviço ainda no primeiro semestre deste ano.

E o que esperar do Google I/O 2011? Além da abordagem sobre o sucesso do Chrome Web Store e do Google Chrome, é provável que algum grande anúncio seja feito sobre o Chrome OS, o sistema operacional da empresa para computadores portáteis. Além disso, é possível que tenhamos algumas novidades sobre o Android.


Sintam-se convidados para acompanhar, aqui no Blog da LG, a cobertura completa sobre o maior evento voltado para desenvolvedores do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Celular e Smartphone, SMARTPHONE 3G, IPHONE 3GS, CELULAR COM WI FI, CEULAR TOUCH SCREEN

Celular e Smartphone, SMARTPHONE 3G, IPHONE 3GS, CELULAR COM WI FI, CEULAR TOUCH SCREEN Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal