Pontualmente às 9h desta terça-feira (10), subindo ao palco do Moscone Center, o vice-presidente de engenharia do Google Vic Gundotra dava início à Google I/O 2011, quarta edição do maior evento destinado ao debate sobre o desenvolvimento de aplicações web do mundo.
Ao comentar sobre o evento de 2008, Gundotra se recorda que, na época, a empresa já tinha a visão de que os smartphones estava chegando para ficar e, com eles, a conectividade ajudaria a transformar as aplicações em nuvem. O que, de fato, ocorreu. Após a abertura oficial, Gundotra deu lugar ao brasileiro Hugo Barra, gerente de produtos Android da empresa.
Em seu discurso, Barra procurou demonstrar o sucesso da plataforma móvel do Google ao afirmar que, atualmente, há 100 milhões de Android Phones ativos no mundo, embarcados em 310 dispositivos diferentes e que rodam sob a rede de 215 empresas de telecomunicação em 112 países. Ainda em seu discurso, Barra afirmou haver 200 mil aplicativos no Android Market, e que os usuários já realizaram mais de 4,5 bilhões de instalações desde o lançamento da loja.
Outra novidade envolvendo o Android, foi o anúncio da versão Ice Cream Sandwich. Apesar de o Google não confirmar qual será o número dela, a empresa demonstrou algumas das possibilidades que os desenvolvedores encontrarão nela. Entre elas, foi apresentada uma aplicação que detecta o movimento da cabeça do usuário, além de conseguir identificar a localização de sua boca, olhos e nariz. Em outra demonstração, um aplicativo foi capaz de identificar qual usuário estava falando e, utilizando o zoom, focar somente nesta pessoa. A empresa garante que estas e muitas outras funcionalidades estarão à disposição dos desenvolvedores através das APIs do Ice Cream Sandwich.
Ainda sobre o Android, talvez a maior novidade tenha ficado por conta de sua atualização. De acordo com o Google, uma parceria foi firmada com as maiores fabricantes de Android Phones do mundo (entre elas, a LG) e permitirá que todos os usuários, ao adquirirem um smartphone com este sistema operacional, saibam até qual versão o aparelho será atualizado, além de quando esta atualização ocorrerá.
Chris Yerga, também da equipe do Android, afirmou que muitos usuários gostam de comprar livros online e, assim, ter a possibilidade de lê-los em qualquer lugar. Assim, a equipe se perguntou: por que não fazer o mesmo com filmes? Pensando nisso, o Google anunciou que, em breve, os clientes da operadora Verizon poderão alugar filmes através do próprio Android Market.
Mas acredito que a maior novidade do primeiro dia do evento tenha sido o lançamento oficial do Google Music Beta. Prometido desde a edição de 2010 do Google I/O, o novo serviço veio para permitir que seus usuários mantenham centralizados e compartilhem, com o auxílio da computação em nuvem, suas coleções de músicas entre seu computador, tablet ou smartphone com Android.
Espero que, assim como eu, vocês tenham gostado do primeiro dia do Google I/O 2011. E não deixem de acompanhar amanhã, aqui no Blog da LG, a cobertura completa do segundo dia do evento do Google.
0 comentários:
Postar um comentário