Como aplicar as redes sociais no ambiente corporativos

Por Wilton Pinheiro

Mesmo com todo o avanço na comunicação e na troca de informações instantâneas e informais ainda existem controvérsias quando se fala no uso de redes sociais nas empresas. Muitas não permitem que seus colaboradores utilizem as redes populares e abertas (Facebook e Twitter) durante o trabalho para garantir foco e produtividade. Mas a tendência é que cada vez mais as corporações façam uso dessas ferramentas para promover negócios, networking e firmar suas marcas no mercado, portanto, proibir talvez não seja a melhor saída.

Mas será que o problema está no uso das redes ou no propósito de sua utilização? Será que ao invés de proibir não é seria melhor educar? Se bem utilizadas podem garantir a disseminação de conhecimento, interação e elevação da produtividade, principalmente, entre o público jovem. Se privacidade e segurança da informação são problemas, por que não criar uma rede social privada aos colaboradores da empresa?

Para as empresas que dependem do conhecimento acumulado em cada colaborador uma rede social é a melhor maneira para homogeneizar esse conhecimento internamente através da ágil comunicação. É um novo jeito de se fazer gestão do conhecimento com uma probabilidade muito maior de se capturar o conhecimento informal que a área de RH dificilmente consegue reaproveitar em um treinamento formal.

E isso já é uma realidade. É possível criar uma rede social privada no ambiente corporativo e ter sucesso, interação e, principalmente, agregar valor às ações da empresa junto aos seus stakeholders.

Uma alternativa que as instituições mais vanguardistas têm recorrido é a utilização dessas plataformas específicas voltadas para o treinamento de profissionais e gestão do conhecimento, o B2Learn é um exemplo. A ferramenta é voltada exclusivamente para empresas promoverem conhecimento colaborativo, tem foco no público jovem e usa os conceitos das redes sociais mais conhecidas, como o Twitter e o Facebook, porém em um ambiente seguro e privado.

Voltado ao treinamento e a inclusão dos profissionais na cultura da empresa, ajuda a área de recursos humanos na árdua tarefa de reter os jovens talentos, pois amplia a interação e faz com que o profissional se sinta parte da corporação rapidamente, criando vínculos mais fortes com parceiros, chefes e colegas de trabalho.

O tempo de um ambiente corporativo com normas rígidas, hierarquias bem definidas e burocracias exaustivas está passando para as empresas mais antenadas. O mercado agora está povoado com representantes autênticos da geração Y, hoje com 30 anos em média. Essa geração vem cheia de idéias arrojadas, busca resultados, não aceita hierarquias e prima por empresas que levem até eles novas formas de trabalho e interação para se sentir parte da instituição.

Quando entram em um novo trabalho, boa parte dos jovens se sente isolada, porque a empresa não tem gente para fazer uma tutoria em 100% do tempo. Aí o estagiário ou trainee não consegue conhecer a organização como um todo e a frustração toma conta. Há falta de significado individual e coletivo.

Tanto é que as taxas de evasão em programas de estágio ou trainees são altíssimas. E os custos que uma empresa arca com eles também o são. E o que se percebe é que muitos destes jovens saem dos programas por acreditarem que a cultura da empresa não serve para eles e por se sentirem deslocados.

Portanto, pensar nesse público, pode garantir a sua empresa ótimos funcionários e excelentes resultados. As redes sociais com foco em aprendizagem colaborativa pode ser uma saída para a modernização e os sucesso de sua empresa. Pense nisso!

Wilton Pinheiro é engenheiro de computação pela Unicamp com especialização em gestão de projetos e fundador da Zaine Software

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