7 razões para as pequenas e médias empresas adotarem a computação na nuvem

Cloud computing é prioridade entre as equipes de TI para os próximos anos

O conceito do que é cloud computing cresce entre os departamentos de tecnologia da informação. Segundo uma pesquisa divulgada pela International Data Corporation (IDC) revelou que 98% dos entrevistados disseram que o cloud não é mais visto como uma onda passageira e que o conceito veio para ficar. Na América Latina, o Brasil é um exemplo desse crescimento, segundo o mesmo estudo, o país encabeça com 18% a lista de empresas de médios e grandes portes que já tem alguma aplicação na nuvem. Para as pequenas, o cenário ainda é um pouco diferente.

Segundo as projeções do IDC, os números de adeptos às aplicações na nuvem devem crescer entre 30% e 35% nos próximos dois anos. “Seja para solução de um simples backup online ou serviços de outsourcing, a utilização do cloud computing é uma realidade inevitável, principalmente, para as pequenas e médias empresas, que podem utilizá-las de acordo com a demanda e pagar pelo o que utilizarem, tudo com segurança, redução de custos e sem se preocupar com infraestrutura, aplicativos web e não web, profissionais e manutenção”, explica Claudio Pecorari, presidente da GlobalWeb.

Pensando nisso, a GlobalWeb apresenta as sete principais razões para pequenas e médias empresas adotarem a computação em nuvem.

• Possibilidade de contratar “aluguel” de hardware como serviços

Compra de equipamentos e manutenção de equipes de suporte são gastos que pequenas e médias empresas nem sempre conseguem manter, apesar de terem uma crescente demanda por hardware. Ao contratar este tipo de insumo como serviço, estas empresas têm uma infraestrutura de classe mundial, cobrada segundo o uso. Isso reduz o custo fixo da empresa, previne a necessidade de atualização constante de equipamentos com tecnologias mais novas e agiliza o acesso a soluções mais efetivas.

• Gestão de maneira globalizada da principal ferramenta de comunicação usadas pelas empresas: e-mail

O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação de qualquer organização e, com aumento na quantidade das informações, a tendência é buscar espaços na internet que ofereçam segurança e disponibilidade. Esta opção via web facilita a gestão, tornando-a globalizada, transversal, colaborativa e focada em seus clientes e parceiros, sem a necessidade de pagar software e licenças.

• Acesso a tecnologias de armazenagem e backup que antes só grandes empresas conseguiam pagar

Assim como o e-mail, o volume e a sofisticação no formato dos dados, como textos, vídeos e fotos, o resguardo das informações tornou-se um grande desafio, principalmente para as pequenas companhias. Hoje, existem serviços de backup de segurança, continuidade dos serviços de e-mails e o acesso ininterrupto aos dados, mesmo durante períodos de inatividade, auxiliando na segurança e gerenciamento das informações, mesmo para quem não tem um budged de multinacional.

• Agilidade para ampliar a infraestrutura

A compra de equipamentos pode ser um processo longo, que pode atrasar o crescimento de uma empresa. Além disso, com a velocidade que os negócios crescem, é difícil prever a demanda por tecnologia sem deixar equipamentos ociosos por vários meses. Com o hardware como serviço, as organizações podem ter acesso às estações de trabalho (fixas ou móveis), Switch, Roteadores, Firewall, VPN, UTM sem precisar investir na aquisição de hardwares para usuários ou infraestrutura de rede local. A atualização tecnológica dos equipamentos, como a instalação e configuração dos mesmos, além do suporte a microinformática local com SLA pré definido e o suporte telefônico por meio de chamados via ferramentas de Service Desk são vantagens para que as empresas definitivamente não se preocupem com o funcionamento desses equipamentos.

• Acesso a tecnologias que trazem inteligência e aumentam competitividade

Para uma pequena empresa, ter acesso a um Enterprise Resource Planning (ERP), bem como as soluções complementares de Gestão Vertical (Mercados diferentes com processos e controles diferentes), é apenas um desejo. Com a possibilidade de aquisição como serviço, elas poderão também integrar todos os dados e processos e trazer inteligência às informações de clientes, o que melhora a capacidade de competir com grandes players.

• Cumprimento das obrigações fiscais, que cada vez estão mais ligadas à tecnologia, para ganho de competitividade

Com a criação de obrigatoriedades como a emissão de notas fiscais eletrônicas há uma necessidade de formalização e digitalização de alguns destes processos que garantirá um ambiente de negócios sem tantas fraudes, mais organizado e bem mais competitivo. Existem soluções que possibilitam a integração com os sistemas das áreas contábil, fiscal e orçamentária, sem qualquer investimento de infraestrutura tecnológica.

• Garantia de segurança

Todos os dados gerados na nuvem devem ter uma proteção contra vírus, mas o antivírus que rodam nos nossos computadores pessoais não são os mesmos utilizados nos sistemas de computação em nuvem. As pequenas e médias empresas podem contar com um sistema que garante a segurança de suas informações armazenadas em cloud, além do baixo custo na implantação, o sistema integra vários mecanismos de verificação e monitoração para fornecer proteção abrangente, aumentando o desempenho do servidor das empresas.

Para uma pequena empresa ter acesso a tecnologias que antes estavam disponíveis apenas para grandes players, possibilita melhorar sua capacidade de competir de forma mais equilibrada. Este novo cenário tecnológico permitirá uma aceleração no desenvolvimento econômico do país.

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